sábado, 2 de janeiro de 2010

VISITA AO LAR DE IDOSOS DE S.EULÁLIA

No passado dia 25 (vinte e cinco) o grupo «RUMO AO FUTURO» saiu das instalações do centro social de Nespereira em direcção ao lar de idosos de S. EULÁLIA. A saída ocorreu pelas 20 (vinte) horas, chegado ao local pretendido pelas 20:15 (vinte e quinze minutos) o objectivos eram variáveis.
- Conhecer um lar
-Verificar as condições em que os idosos se encontravam
-Identificar o funcionamento pelos seus funcionários, bem como de toda a equipa que lá trabalha.
Já nas instalações, o grupo foi recebido pela responsável, a D.ANA. OS elementos começaram por cumprimentar todos os idosos, oferecendo-lhes rosas. Segue-se um momento de partilha, onde visitantes visitados confraternizaram na sala de jantar.
Posteriormente, o grupo foi dividido em dois de modo a melhorar a qualidade da visita. Enquanto parte dos visitantes estavam a conversar com os idosos, os restantes ficaram a conhecer quartos (três), casa de banho, Cozinha, lavandaria, consultório médico e um quarto mais privado. Depois trocaram.
Avança a hora avança a visita, até que chegou o momento do café e do chá. Todos juntos, na sala de jantar deram lugar a mais um momento de convívio.
Era chegado o momento de conhecer mais um espaço. Uma sala exterior ao edifício que servia para desenvolver actividades variadas com os idosos. Desde jogar cartas, fazer flores, ver televisão, fazer exercício físico e muitos trabalhos manuais.
Pelas 22:30 (vinte e duas e trinta) a visita era dada por terminada.
As conclusões a retirar desta visita são muito proveitosas todos tinham uma ideia predefinida do que deve ser um lar, quer ao nível das instalações quer ao nível da parte humana, sem dúvida esta ultima a mais fundamental.
O lar visitado apresenta umas instalações já ultrapassadas, sendo que o grupo considerou que esse factor é importante nos dias de hoje.
No que respeita ao factor humano, consideram que os idosos estão bem tratados.
Desta visita sai um outro projecto, ou seja, uma outra visita mas desta vez a um lar com instalações mais amplas e adequadas às exigências actuais.
Outras actividades estão pensadas, mas não definidas que este tipo de actividades enriquece a vida de todos os elementos do grupo.