quinta-feira, 15 de abril de 2010

VISITA A 3 RESIDÊNCIAS DE IDOSOS EM NESPEREIRA

No passado dia 21 (vinte e um) o grupo ‘’RUMO AO FUTURO’’ saiu das instalações do centro social de Nespereira com a finalidade de visitar a residência de três idosos residentes em Nespereira. A saída deu-se pelas 19:45 (dezanove e quarenta e cinco) e a chegada ao centro foi ás 22:30 (vinte e duas e trinta).

-Verificar as condições que os idosos se encontravam.

-Conhecer a residência dos idosos.

-Identificar com era o funcionamento das pessoas que iam lá ajudar os idosos.

A primeira visita foi feita à DONA MARIA, a qual vive só. A idosa tem 85 anos e as condições precárias da habitação levam-me a pensar que a sociedade tem feito pouco ou nada pelos homens e mulheres de ontem. Cozinha em terra, telhado sem forro, agua canalizada inexistentes móveis compostos por apenas um forno, lareira, e um pequeno móvel.

Paredes enfeitadas com molhos de cebolas e objectos muito antigos. Electricidade á muito pouco tempo. Ao lado da cozinha existe uma sala que em tempos já serviu para trabalhar com um tear, presentemente serve para arrumos.

No primeiro andar tem o quarto com moveis muito antigos e condições muito pobres. Não existe quarto de banho. Esta idosa é assistida pelo apoio ao domicilio.

A segunda visita foi a uma senhora com 89 anos, chama-se ANTONIA vive com dois filhos e a nora devido á idade, encontra-se acamada e anda numa cadeira de rodas. As condições de habitualidade podem ser consideradas boas.

Esta Idosa tem do apoio familiar

A terceira visita foi a um casal em que o homem tem 81 anos é muito activo para a sua idade, e chama-se SR. COSTA. A sua esposa tem 77 anos, e chame-se DONA JÚLIA, encontra-se acamada e mentalmente afectada. O casal tem apoio ao domicilio. Tem 8 filhos os quais, alternadamente, dão apoio ao fim do dia ao casal. A habitação não sendo moderna tem condições aceitáveis. O SR. COSTA apesar da sua idade tem um espírito jovem, e brincalhão.

Uma formanda falou em cartas, e ele puxou logo o baralho do seu bolso desafiando-nos para uma partida de sueca, é um dos seus passatempos favoritos. Nas 3 visitas foram distribuídos bens alimentares.

Em anexo, encontram-se as questões feitas aos idosos visitados.

Sem comentários: